Apoio cultural

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Câmara de Vereadores deve iniciar na terça.

Os trabalhos recomeçam na terça.
A Lei Orgânica do Município define que a Câmara Municipal de Vereadores deva se reunir, ordinariamente, de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro. Ou seja, 4 meses e 15 dias, em ambos os períodos. O período de três meses, no mínimo, de descanso do parlamentar é devidamente remunerado. Além de reunirem apenas uma vez por semana, em sessão que acontece em pouco mais de duas horas. O Poder Legislativo de Una consome em média mensal R$ 150 mil do orçamento do município.

Quando o primeiro dia da legislatura cai em dias alheios aos de terça-feira, como foi o caso deste último, se prorroga o prazo, para a próximo dia útil de sessão, que no caso será no dia 18 de fevereiro. Já quanto ao último dia, no exemplo da última legislatura, se antecipa à última sessão. Uma verdadeira fórmula de brincar com o erário público já que as férias de três meses dos vereadores são remuneradas e quando é preciso uma sessão extraordinária, de interesse do Executivo, por exemplo, a dita oportuniza o direito ao parlamentar de receber verbas extra pela sessão.

Exitem alguns projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que visam acabar com a remuneração dos vereadores em cidade abaixo de 50 mil habitantes, e outros que reduzem drasticamente o número de representantes do povo, que no caso de Una, estão indignados pelo fato da prefeita não ter oportunizado que eles votassem num projeto de lei que prorrogava a redução de impostos de uma determinada empresa, instalada no município. 

Acaso o Executivo mandasse o projeto à Câmara, o povo iria entrar pelo cano por mais um bom período (já tava tudo certo para a aprovação, que seria, possivelmente, unânime). A resposta social da empresa para com a comunidade sempre foi insignificante diante dos benefícios tributários recebidos por duas décadas. 

4 comentários:

  1. Meu caro bloguista: 1 - Os Vereadores do município de Una, não estão cobrando nem meio centavo por realização de Sessões Extras. A exemplo da aprovação do projeto de Lei n 025 que se votou por unanimidade um empréstimo de 230.000,00 para a compra de (03) três ambulâncias para servir ao povo Unense. 2 - Quanto ao seu ultimo paragrafo da reportagem esclarecemos que a mandataria do município encaminhou o projeto de Lei n 17 que prorrogava o beneficio da diminuição dos impostos para todas as categorias de empresas do ramo de hospedagem, turismo e restaurantes e os Vereadores, ainda não se pronunciaram, vez que o dito projeto de Lei 17 se encontra na sala das Comissões Permanentes da Casa esperando receber Pareceres pela rejeição ou aprovação. Por outro lado tenho a informar que a empresa que Vossa Senhoria está tentando indicar fornecia passagens aéreas aos carentes conduzindo para São Paulo, uns para tratamento de saúde, outros para rever parentes. A empresa ainda participava de eventos culturais e educacionais no município. Agora, desde o dia 23 de agosto de 2013 está pagando o seu imposto integral veja quando foi de imposto até agora!!! ??? Natan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho até engraçado esse tipo de defesa. Primeiro não me reportei a dita empresa. E, segundo as passagens eram doadas a alguns apadrinhados que a utilizavam como forma de politicagem. Já que era caridade e por que não continuou a oferecer este benefício.

      Eles podem até não está cobrando, mas que eles tem direito de cobrar e receber, disto você sabe muito bem.

      Qual o evento cultural? Engraçado isso.

      Por fim, o benefício jaz, pode aos orçamentos vindouros não se pode renunciar a receita sem indicar a outra fonte de recurso para substitui-la. Acaso a prefeita lhes der esse benefício fiscal incorrerá em ato de improbidade administrativa.

      Espero que os vereadores desta legislatura não caiam no exemplo da legislatura 2005 a 2008. Foram induzidos a erro e estão respondendo até os dias atuais na JUSTIÇA, juntamente com o prefeito da época.

      Excluir
  2. Meu amigo Renê: Se Vossa Senhoria conhece algum Ex-vereador rico me informe o endereço dele. Tem algum Vereador Rico em Una? Vou contar uma historia; Chiquinho da Goiaba Vereador varias vezes em Una pelo distrito de Arataca. Aos seus quase 80 anos ajudei a aposentá-lo . Logo, logo aposentado foi esmagado por um caminhão no Bairro São Caetano em Itabuna. As pessoas que dedicam as suas vidas ao povo, muitas vezes não são compreendidos e nem bem avaliados. Que Deus abençoe a todos. Natan.

    ResponderExcluir
  3. Olha que tem Natan e você sabe disso, mas para evitar incomodo prefiro o silencio como resposta. E de cara poderia citar dois nomes.

    Dedicam suas vidas ao povo, por que é remunerado né. Se fosse de graça, até poderiam ir, mas resmungando, igualmente fazem algumas pessoas quando convocado para servir no Tribunal do Juri ou em época de eleição.

    ResponderExcluir

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.